sábado, 21 de maio de 2011

O gaúcho de José de Alencar e a nação como projeto

Capa de uma das edições do livro O gaúcho, de José de Alencar




Acaba de ser publicado, na revista Nau Literária, o artigo O gaúcho de José de Alencar e a nação como projeto: "romantismo político" à brasileira? Nele, procuro ler historicamente a obra O gaúcho (1870), a fim de identificar, através da composição formal, índices políticos legados à tradição literária regionalista do Rio Grande do Sul, como a crítica ao progresso, a nostalgia do tempo perdido, a construção do "bom selvagem" pampiano e a projeção romântica de futuro baseada no passado mítico. Segue o link:

http://seer.ufrgs.br/NauLiteraria/article/view/16084

3 comentários:

Dilso J. dos Santos disse...

Mais uma para o seu Currículo Lattes. Tu merece... Vou ler o link com calma. A cada dia te vejo maior, cara! Parabéns!!!!

Rejane Martins disse...

Caro Jocelito,
Ainda ontem, li atentamente tua postagem na revista Nau Literária. Muito claro e enriquecedor teu artigo sobre o gaúcho de José de Alencar. Mas que bom que a universidade se torna realmente pública em blogs afora.

Dilso J. dos Santos disse...

Acabei de ler na íntegra o seu ensaio. O que eu posso dizer dele... Achei muito bem construido e, – como não li nada produzido pelos dois críticos principais que se baseou, esperando que perdoe essa minha deficiência – achei a abordagem muito lúcida e bastante interessante. As faces e cores dos vários cantos do Brasil, dialogando com ideais de nação una, foi o que Alencar, bem ou mau (pensando na fala de Loureiro Chaves) conseguiu muito bem consumar. Segundo seu texto, Joce, já que os períodos literários são quase reproduções conceituais de ideais europeus, O autor de "O Gaúcho", vai ainda mais fundo – acredito que seguindo alguma relação que tem por base, eu acho, o Iluminismo francês – quando resolve criar imagens que relacionam-se como os mitos clássicos helênicos, falo do termo "centauro dos pampas". Uma bela visão idealista. Já na Ópera do brasileiro Carlos Gomes, baseado na obra "O Guarani", de Alencar, encontramos, paradoxalmente, o ideal alencariano pela busca identitária sendo cantada "originalmente" em francês. Assim os estilos e ideais que vieram, voltaram a seu lugar de gênese...

Espero ter conseguido pelo menos chegar perto do que quis dizer....

Alto nível seu texto!!!!

Abraço amigão!!!!