quinta-feira, 7 de julho de 2011

Projeto Amora

Desde o início do ano atuo como professor de História no Colégio de Aplicação da UFRGS. Na instituição, integro o Projeto Amora, voltado para a reestruturação curricular de quintas e sextas séries (a partir de 2012, sextos e sétimos anos). Um dos instrumentos de aprendizagem utilizados no segmento é a iniciação científica. Trata-se de espaço na carga horária em que cada professor orienta um grupo de pequenos investigadores. Os assuntos e problemas de pesquisa são escolhidos pelos alunos, de acordo com seus interesses, e o objetivo do trabalho é o desenvolvimento cognitivo, através de habilidades e competências como observação e reconstituição de dados, antecipação, comparação/contraposição, explicação e justificativa.

Convido a todos a visitar as páginas com os resultados das pesquisas de meus orientandos na primeira edição de projetos de 2011, através da wiki http://professorzalla.pbworks.com.

Segue, também, o endereço do Projeto Amora: https://paginas.ufrgs.br/projetoamora



2 comentários:

Dilso J. dos Santos disse...

Que orgulho, tu está se mostrando um professor muito querido por seus alunos e competentíssimo... Fico muito feliz em observar os resultados reais dessa empreitada. A equação nos inspira por aqui e os resultados nos tomam com a certeza de que ainda existem pessoas sérias em nossas escolas (sei que é uma realidade institucional diferente, mas também sei que você também é diferente, único...). Parabéns e saudades!!!
Obs: Meu msn não funciona mais, não sei porque, por isso (se acaso tentou falar comigo por ele) não retornei, pois não sei mais quando recebo mensagens. Preciso formatar meu PC.

Jocelito Zalla disse...

Obrigado pelo carinho Dilso. Teus olhos de amigo sempre tornam a minha realidade mais colorida. O que posso afirmar é que me esforço bastante. Estou muito feliz em participar do Projeto Amora, que já tem uma sólida trajetória (15 anos) de comprometimento com o aluno. E tenho aprendido muito com a oportunidade.