sábado, 3 de julho de 2010

Michel Foucault e a estética da existência

Teoria social

O ensaio "Michel Foucault e a estética da existência" foi publicado em 2007 na revista História e-História, da UNICAMP. Trata-se de uma leitura dos últimos livros do filósofo francês para pensar a problemática do sujeito. Seguem abaixo a introdução e o link permanente do texto.


Michel Foucault e a estética da existência

“O ‘ensaio’ – que é necessário entender como uma experiência modificadora de si no jogo da verdade e não como apropriação simplificadora de outrem para fins de comunicação – é o corpo vivo da filosofia...”

Michel Foucault*

E não só da filosofia, creio eu. Foucault entende a reflexão como uma instância criadora de si. Penso que todo trabalho intelectual cumpre, ainda que involuntariamente ou inconscientemente, um papel de modificação do eu. Seja um estudo de história, uma reflexão filosófica ou uma abstração matemática, o trabalho de pensar sobre algo é inerentemente um trabalho de pensar sobre si, ou no mínimo, de modificar uma visão cristalizada a respeito de um mesmo. Assim, a dinâmica do pensamento passa por um constante exercício de ascese. Este ensaio se trata de um trabalho de entendimento, de compreensão. E a compreensão não é senão uma apropriação do novo, do estranho, mas comportando uma modificação de si. Não uma simples assimilação do diferente, mas um trabalho que permite a separação de si mesmo, como diria Foucault. Trata-se de pensar o diferente como forma de perceber, também, diferentemente.
A discussão realizada neste ensaio poderia ser resumida na seguinte questão: como Foucault passa a pensar o sujeito em uma última “fase” de seus escritos? Em um primeiro momento pretendo verificar a proposta do filósofo acerca do estudo do sujeito. Há inovação ou continuidade na proposta de Foucault? Em seguida (e às vezes concomitantemente), procuro entender como Foucault pensou uma arte da existência ou estética de si: em que contexto tais conceitos foram formulados e como eles nos permitem pensar o sujeito. Utilizo elementos, principalmente, dos livros “História da Sexualidade: o uso dos prazeres” e “História da Sexualidade: o cuidado de si”.

Palavras-chave: teoria social, estética de si, Michel Foucault, sujeito/estrutura.
ZALLA, J. Michel Foucault e a estética da existência. História e-História, 05/09/2007.
Leia na íntegra: http://migre.me/U9Jy

* FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: o uso dos prazeres. 10ª edição. Rio de Janeiro: Graal, 2003, p. 13.

Um comentário:

Dilso J. dos Santos disse...

Adoreia reflexão sobre o pesar sobre si. Uma leitura bem interessante... Um abraço!!!